Sobre O Podcast do Yassuda

O Podcast do Yassuda é gravado por Luiz Yassuda semanalmente, utilizando a tecnologia do Anchor. Assim, na realidade, a produção do podcast requer apenas o aparelho celular e, no máximo, um microfone. As participações especiais e eventuais entrevistas são áudios enviados até mesmo pelos famosos aplicativos de troca de mensagens.

Mas por que outro podcast?

gravando podcast
Gravar podcast assim poderia virar um luxo inalcançável…

Em outubro de 2018, mês de lançamento do podcast, havia uma sondagem profissional que não apenas levaria o apresentador para longe do Brasil, como talvez o levasse para um país com recursos internéticos escassos. Aliás, lendo os noticiários recentes, um país até mesmo com governo escasso. Em todo caso, com o risco de alongar demais o tempo sem Mupoca ou sem participações no Braincast, era preciso testar uma solução que diminuísse a necessidade de uma conexão poderosa, aparelhagem, necessidade de reunião em tempo real etc. Aí surgiu O Podcast do Yassuda.

Ok, e qual é a deste podcast então?

O Podcast do Yassuda é para ser o que o nome diz. Uma coluna em áudio. Já que hoje em dia a única entidade que lê na Internet são os robôs (e este texto é destinado apenas a eles), nada melhor do que compartilhar o que poderia gerar um artigo escrito em áudio. Claro, poderia ter virado um “Canal do Yassuda” no YouTube, mas o apresentador preferiu apostar que o ano do podcast no Brasil enfim chegou ou chegará bem rápido.

Mais alguma curiosidade que valha nota?

Uma foto do Unsplash
Sério, um dia vai ter que rolar um programa só para usar uma foto hipster como esta lá do Unsplash, não é?

Os episódios são gravados numa tacada só, sem edição. O Anchor tem uma ferramenta tão rudimentar para efetuar cortes no áudio que é melhor que se acerte tudo de uma vez. Em caso de erros e tropeços graves, o áudio é regravado inteiramente. Já as imagens escolhidas para capas dos episódios são propositalmente imagens com cara de banco de imagens, caçadas momentos antes do lançamento ali no Unsplash.